Música da Semana #9

Estiveram em Portugal no mês passado, já deram concertos espetaculares noutras alturas no nosso país (como no NOS Alive, em 2015) e venceram, até hoje, dezenas de prémios. Refiro-me, então, aos britânicos Muse! Um grupo mais vocacionado para o rock, mas que inclui alguns outros estilos musicais e uma incrível coletânea de excelentes músicas.

Em 2007, estabeleceram um feito digno de registo: primeira banda a lotar o bem conhecido e grande Estádio de Wembley, com capacidade para 90 mil pessoas. Mas antes disso, existe muito mais factos interessantes por detrás: Carnage Mayhem – Gothic Plague – Rocket Baby Dolls – Muse. Foi esta a “evolução” de um dos grupos mais conhecidos em todo o mundo. Após a vitória numa batalha de bandas, os Rocket Baby Dolls levaram toda a situação mais a sério, mudaram o nome para Muse e o resto é pura história, música e incrível sucesso.

Os membros desta banda são: Matthew Bellamy (vocalista e guitarra), Christopher Wolstenholme (baixo e voz secundária) e Dominic Howard (bateria e percussão).

O seu primeiro álbum, que estreou ainda no século passado, em 1999, tem o nome de Showbiz (com músicas como “Falling Down” ou “Escape”) e, em 2001, lançam o álbum Origin of Symmetry (com músicas como “Bliss” ou “Plug In Baby”) Dois álbuns que conseguiram reunir diferentes “ideais” musicais.

Um ainda maior sucesso veio aquando do lançamento do terceiro álbum, em 2003, com o nome de Absolution e que apresentava músicas “Hysteria” ou “Time Is Running Out”, esta última é mesmo uma das suas músicas mais famosas e das que teve mais sucesso. Por exemplo, este álbum chegou ao número 1 no UK Albums Chart e a música “Time Is Running Out” chegou ao número 8 do UK Singles Chart, sendo a primeira música dos Muse a conseguir entrar no top’10. A revista “Kerrang!” – a revista semanal dedicada ao rock que mais vende – nomeou este álbum como o segundo melhor do século XXI, até àquele momento, nesse ano. Curiosamente, o álbum anterior dos Muse e, também, o posterior, apareceram no top’50).

O seu quarto álbum foi garantia de muitas vendas e grande êxito. Black Holes & Revelations, de 2006, garantiu ao grupo imenso destaque e, igualmente, o pódio na lista para os “Álbuns do Ano”, feita pela revista NME. Este álbum contém músicas como “Starlight” (onde aparece, em dada parte da música, o nome do álbum) ou “Knights of Cydonia”.

Em Setembro de 2009, completam a mão cheia de álbuns lançados com The Resistance. Aqui, podemos encontrar músicas como “Resistance” ou, a minha preferida desta banda, “Uprising”, uma das mais conhecidas músicas deste elenco (mais à frente, abordarei melhor este som – sim, o vosso pensamento está correto, esta é a música da semana, mas já vamos a isso). Este álbum deu, pela primeira vez, o prémio de melhor álbum de rock à banda, nos Grammy Awards. Três anos depois, em Outubro de 2012, lançam o seu sexto álbum, com o nome de The 2nd Law, que apresenta músicas como “Madness” (outra das minhas preferidas dos Muse) ou “Survival”.

O último álbum lançado pela banda, em Junho do ano passado, apresenta-se como Drones, voltando a um estilo mais “rockeiro”. Contém músicas como “Dead Inside” ou “Psycho” e ganhou o prémio de melhor álbum de rock nos Grammy Awards, o segundo prémio deste género para os Muse. Por falar em prémios, tal como tinha referido, foram vários os que os Muse ganharam, como, por exemplo, 5 MTV Europe Music Awards, 5 Q Awards, 9 NME Awards, 2 Brit Awards, 4 Kerrang! Awards, 1 American Music Award e, também, os já referidos 2 prémios nos Grammy Awards (tendo sido nomeados mais 4 vezes).

Chegando à música da semana, tal como já tinha descortinado, Uprising é a escolha. Também como já tinha referido, é a minha música preferida dos Muse e foi escrita pelo próprio vocalista da banda e produzida por todos os 3 membros da mesma. Chegou aos top’10 de imensos países, a dupla platina nos EUA e foi o single mais vendido dos Muse, até à altura.

Sem mais palavras, ouçam a música desta semana:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s