Música da Semana #8

A música desta semana será um pouco diferente do habitual. Tendo em conta acontecimentos recentes, achei que deveria existir uma certa “homenagem” a um dos ícones da música, que faleceu recentemente. Refiro-me, claro, ao grande Prince.

Cantor, compositor, dançarino, especialista em vários instrumentos, produtor, ator, enfim…um artista dos pés à cabeça! Considerado por muitos um dos nomes mais relevantes que esta indústria já teve e terá, Prince Rogers Nelson, norte-americano, com 57 anos, deixa o mundo da música um pouco mais pobre. Talvez um dos músicos mais talentosos de sempre e uma verdadeira “lenda musical”.

Vendeu mais de 100 milhões de álbuns e 60 milhões de singles (um dos artistas que mais vendeu em todos os tempos), sendo que alguns desses álbuns e dessas músicas estão entre os primeiros lugares dos mais variados top’s existentes desde sempre. Um género musical? Quase impossível de definir. Foi desde o pop ao rock, do jazz ao soul, passando pelo r&b, funk ou até mesmo o hip-hop.

Multifacetado, trabalhador árduo, perfecionista e extremamente talentoso são provavelmente das melhores palavras para o definir. Tal como já foi referido, tocava imensos instrumentos e todos com qualidade. Trabalhava imensas horas por dia e era incrivelmente dedicado ao que fazia. Era um grande “protetor” da sua música, principalmente porque era ele que a escrevia e produzia. Sem dúvida, dotado de enorme versatilidade e capacidade extraordinária.

Venceu sete Grammy Awards, um Golden Globe e um Academy Award. Em 2004, foi para o Hall of Fame do Rock and Roll. Foi igualmente considerado o 33.º melhor guitarrista de todos os tempos, pela extremamente conceituada revista Rolling Stone, e, pela mesma revista, ficou no número 27 dos 100 melhores artistas de sempre. Realmente, uma panóplia de condecorações, feitos e conquistas, incrível.

Tendo em conta tudo isto, posso ir diretamente para a Música da Semana. Não acho que seja assim muito difícil de adivinhar, pois não? “Purple Rain” é a “faixa-título” do álbum Purple Rain criado em 1984 (que, por sua vez, é o álbum em destaque no bem conhecido filme com o mesmo nome) e o terceiro single do mesmo. É, possivelmente, a canção mais icónica de Prince e uma das mais conhecidas do tempo em que foi feita.

É uma espécie de combinação entre o pop, o rock, a música orquestral e o gospel. Foi certificado de ouro pela Recording Industry Association of America, vendendo cerca de 1 milhão de unidades apenas nos Estados Unidos da América. A já referida revista Rolling Stone listou esta música no lugar 143 entre as 500 melhores canções de todos os tempos, sendo que a revista Q Magazine colocou esta canção no lugar 40 das 100 melhores músicas de sempre para guitarra e, por fim, a Pitchfork Media considerou Purple Rain como a melhor música dos anos 80.

Destacar, ainda, que, novamente, a revista Rolling Stone considerou esta canção como tendo, provavelmente, o melhor solo de guitarra, numa “balada”, em toda a história da música (para mais algumas “curiosidades” sobre o artista e não só, ver aqui e aqui). Uma excelente maneira de terminar isto é realmente por ouvirmos esta grande música, protagonizada por um dos maiores artistas de sempre e que fará muita falta a estar indústria. Numa “última homenagem”, aqui têm, Purple Rain, interpretada por Prince!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s