Música da Semana #7

Muitos de vós já devem ter tido a experiência, pelo menos uma vez, de terem uma insónia, não? Bem, mais à frente irão perceber este começo. Primeiramente, há que apresentar o artista que estará “por detrás” da música desta semana: Filipe Pinto.

Sim, o grande vencedor de um dos programas do Ídolos, neste caso, em 2010, e uma das melhores vozes que já passaram pelos palcos portugueses, em termos de concursos – e, igualmente, um dos melhores concorrentes de sempre dos Ídolos. Na minha opinião, de todos os programas dedicados aos cantores que já acompanhei (e foram vários), é mesmo um dos fortes candidatos a melhor concorrente.

Quem se recorda de todo o seu percurso (aproveitem e relembrem um pouco desta grande voz e do seu particular, mas excelente caminho desde a primeira audição até à vitória), acredito que lembrar-se-á da sua peculiar primeira audição, altura em que se mostrou indeciso sobre se haveria de continuar ou não. Ainda bem que continuou, visto que se isso não tivesse acontecido, poderíamos ter perdido um grande intérprete e compositor português ou pelo menos este Filipe não teria chegado tão longe quanto tem chegado, muito provavelmente.

Sempre se mostrou um adepto confesso do rock (além do grunge e do pop), mas, como se foi comprovando ao longo das galas, ele conseguia cantar tudo o que lhe dessem para cantar. Nota para o seu excelente gosto musical e para as suas escolhas bastante inteligentes em termos de repertório (desde Pearl Jam, Radiohead, Foo Fighters, passando por Nirvana ou Incubus, e tendo algumas boas escolhas portuguesas, como Ornatos Violeta – na música que cantou deles, fez uma das suas melhores prestações em todo o programa desse ano do Ídolos – ou Rui Veloso). É daqueles cantores que sabemos que nunca conseguirão cantar mal, possivelmente isso só acontecerá se estiverem algo “tocados” ou então tentarem fazer de propósito.

Em relação ao concurso, tal como já referi, foi realmente o justo vencedor e, após o término dessa edição do Ídolos, foi para Londres usufruir de um dos prémios, um curso de 6 meses no London Music School. Regressou a Portugal em 2011 e desde então progrediu bem na carreira.

Em 2012, lançou o seu primeiro álbum, com o nome de Cerne. Em Outubro de 2013, vence o MTV Europe Music Award para Best Portuguese Act, sendo que, devido a isso, ficou também habilitado a competir com os restantes vencedores, nesse ano, da Europa do Sul na categoria de Europe Music Award para Best European Artist, mas o prémio foi para o italiano Marco Mengoni.

Para quem se lembra da sua passagem pelos Ídolos, acredito que também tenha na sua memória o facto de o Filipe ser um grande defensor das causas ambientais. Na verdade, ele acabou igualmente por conseguir concluir os seus estudos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no curso de Engenharia do Ambiente.

Também em 2013, desenvolve um projeto chamado de “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, um conjunto de um CD, um DVD, um livro e um jogo. Aliou-se à empresa Betweien (especialista na criação e desenvolvimento de conteúdos educativos) e lançou este projeto, que consiste em particularidades de carácter lúdico-pedagógico e incluem as quatro componentes já referidas acima. “O Planeta Limpo do Filipe Pinto” pretendeu chegar até aos mais novos e sensibilizar a população para as questões ambientais, percorrendo todo o país (escolas, colégios, municípios e/ou outras entidades).

Bem, voltando ao nosso assunto inicial, já perceberão o porquê da questão referida acerca das insónias. No seu primeiro álbum, Cerne, Filipe Pinto tem como tema de apresentação a música “Insónia”, com uma letra bastante perspicaz e muito bem estruturada. Ouçam-na e aproveitem para escutar, mais uma vez, a excelente voz deste artista português que espero que venha a ter ainda mais sucesso no futuro, porque, sem dúvida, merece:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s