Música da Semana #4

Não tenho conseguido escrever mais artigos do que o previsto, infelizmente, ainda assim, a Música da Semana está sempre presente no fim de cada semana e, mais uma vez, apresento-vos esta regular rubrica. Nesta semana, depois de há duas semanas termos tido “a presença” dos The Script, irei escrever um pouco sobre outra das minhas bandas preferidas.

Os Coldplay são uma banda britânica criada no ano em que nasci (1996) e são descritos como uma banda de rock alternativo (com um pouco de pop também à mistura). Composta pelo bem conhecido vocalista – e pianista – Chris Martin, o guitarrista Jonny Buckland, o baixista Guy Berryman e o baterista – que também é pianista – Will Champion.

Antes do seu primeiro álbum, Parachutes (que apresenta, entre outras, a música “Yellow”, conhecida por muitas pessoas e uma das mais antigas músicas desta banda, sendo que foi a música que os “lançou para o mundo”), gravaram e lançaram 3 EP’s, sendo que o último, The Blue Room, foi a rampa de lançamento após um contrato profissional.

O segundo álbum dos britânicos, A Rush of Blood to the Head (com músicas ainda ouvidas atualmente, como “The Scientist” ou “Clocks”), lançado em 2002, teve várias críticas positivas e, inclusive, recebeu alguns prémios, como o de “álbum do ano” pela NME. Em 2005, sai o terceiro álbum, X&Y, igualmente com boas críticas da maioria dos interessados. Neste álbum, destaca-se a música “Fix You”, que será melhor abordada mais à frente – sim, será esta a música da semana!

O quarto álbum desta banda, Viva la Vida or Death and All His Friends, que saiu em 2008, foi dos que teve mais sucesso, obtendo várias candidaturas a prémios e até mesmo vencendo um Grammy Award (o maior e mais prestigiado prémio na indústria da música). Na minha opinião, talvez tenha mesmo sido o melhor álbum deles e aquele com um estilo mais agradável para a maioria das pessoas (uma das músicas que até dá, em parte, nome ao álbum, “Viva la Vida”, é realmente excelente). O seu sucessor, Mylo Xyloto, que apareceu em 2011, também foi um sucesso em termos comerciais. Acredito que muitos se lembrem e ainda oiçam músicas como a “Paradise”, “Every Teardrop Is a Waterfall” ou mesmo a “Princess of China” com a participação da Rihanna.

Em 2014, sucede o sexto álbum, Ghost Stories, que, apesar de ter tido opiniões contrárias, foi o álbum mais vendido do Reino Unido nesse ano. Conta com músicas como “Magic”, “Ink”, ou, uma das minhas preferidas deles, “A Sky Full of Stars”. A Head Full of Dreams, o seu mais recente trabalho, lançado no fim de 2015, teve várias colaborações dos mais diferentes artistas, sendo que o próprio disco conta ainda com uma participação do Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, cantando o “hino” conhecido como “Amazing Grace”. Para além dessa “participação especial”, tem músicas como a “Everglow” ou a mais conhecida do álbum e o primeiro single a ser lançado: “Adventure of a Lifetime”.

Uma banda que apoia várias boas causas e iniciativas, realizando, igualmente, bons projetos de caridade. Para além dessas situações muito positivas, já têm um grande historial em termos de prémios:  6 Brit Awards, 3 vezes vencedor para Melhor Grupo Britânico, Melhor Álbum de Rock da Billboard Music Awards, com o álbum Ghost Stories, 4 MTV Video Music Awards e 7 Grammy Awards, em 20 nomeações, entre outros. Venderam, no total, até hoje, ao longo da sua carreira, mais de 80 milhões de discos.

Pois bem, tal como referido, depois de vermos um pouco sobre a grande e muito boa carreira que esta banda já possui, a música da semana é a “Fix You”, do terceiro álbum dos Coldplay. Foi uma música escrita por todos os membros da banda e lançada em 5 de Setembro de 2005, como o segundo single do álbum X&Y. Chegou até à quarta posição do UK Singles Chart e foi uma música que ganhou muito destaque, sendo nomeada para alguns prémios. Tendo em conta a música que foi e que é, acho que poderia ter tido ainda mais sucesso do que aquele que teve. De qualquer das formas, não deixa de ser das melhores músicas dos Coldplay e uma das mais icónicas deles (é uma das canções desta banda que mais oiço as pessoas cantarem e fazerem “covers”, eu próprio canto isto algumas vezes).

Portanto, fiquem, então, com esta excelente música, ao som de uma das grandes bandas deste século!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s